img-feed img-feed-email

O LIXO NOSSO DE CADA DIA PARTE 2

Caros anjos, tem um tempo que tenho postado somente semanalmente, já que não rola nada de novo em Búzios, mas esta semana foi meio estressante quanto aos serviços públicos aqui. Esta foto ao lado esquerdo é exatamente em frente a minha casa, caminho de uma servidão para a praia de Geribá onde passam diversos turistas diariamente. Isso é só o começo da montanha que ao longo do dia foi virando uma pirâmide, mas não aquelas de ganhar ou perder dinheiro, mas de lixo. Foram mais de 24h vendo o lixo se acumulando de forma geométrica. Este dia eu usei o Twitter, uma das mídias sociais mais badaladas do momento, usando seus acessórios de foto para expor esta coisa inacreditável de se acontecer numa cidade onde o IPTU é um dos mais caros do Brasil e o turista não paga barato para visitar. Depois de várias horas, um amigo Twitter @alancamara me sugeriu falar com uma pessoa dos serviços públicos e ainda dando seu tel. e pedindo tambem para postar um comentário no blog da prefeitura para que ele pudesse encaminhar ajudando nessa reclamação. Alan foi muito solicito e gentil em todo o momento e agradeço a ele muitíssimo por sua atenção. Acredito, não fosse ele intercedendo não ia adiantar muito, mas apesar de tudo eu acredito nessa prefeitura. Uma coisa  que tambem é necessária é a conduta do cidadão agindo com higiene, educação e respeito ao seu próximo. Coisa que dentro da Aldeia é muito complicado.

E apesar de todos os esforços e a cia limpeza feito sua parte, passado no horario que nós moradores da Aldeia estamos acostumados, eis que uma hora depois acontece o que você vê na foto ao lado direito. Um vizinho mau educado, porco e sem noção coloca o lixo no caminho da praia que ele frequenta, onde se caso chove os resíduos vão para a galeria de aguas pluviais que fica apenas a 2 metros dali, que vai desaguar na praia que ele pisa e frequenta com sua família, este ignorante deveria ser multado. Acredito eu que para pessoas desse nivel a prefeitura deveria criar multas específicas, multas para cidadão, assim como para motoristas e etc... Porque se ele não não aprende a ser uma pessoa respeitosa dos direitos dos outros por bem, ele vai ter de aprender por mal, e ainda mais em Búzios que se prima tanto pela preservação ecologica, ter uns moradores de merda, que cagam para a limpeza e saúde pública de sua própria família, imagine para a dos outros. É triste, mas é verdade. Cansa brigar, mas se eu tiver de fazer isso diariamente para não ter de adquirir uma doença oriunda por falta de limpeza pública e saneamento, eu só lamento, mas vou encher o saco até morrer. Pois nem só de H1N1 morre o ser humano, morre tambem de dengue, butolismo, febre bubônica entre outras outras oriundas da falta de atenção com a limpeza pública.
Segue abaixo a cópia da solicitação enviada ao Blog da prefeitura:

marcia bispo, em Setembro 10th, 2009 às 12:27 am Diz: O seu comentário está aguardando moderação. Venho por meio desta solicitar a atenção das autoridades responsáveis pela saúde e limpeza pública do município, para que olhem para a Aldeia de Geribá, próximo à sua 2ª servidão que se encontra nos fundos da Pousada Chez Pitu, onde hoje se acumula um lixo não organizado por conta da não informação dos moradores e da ineficiência da empresa presente hoje de prestação de serviços de limpeza urbana que deixa a desejar diariamente com seus serviços. Posto que não existem mais horários onde se possa acreditar que a mesma esteja passando para recolher esse mesmo lixo. Infelizmente é impossível postar aqui as diversas fotos que tenho de diferentes horários onde o lixo fica acumulado num lugar determinado não sei porque e nem por quem, que fica exatamente em frente à minha casa. E que não obstante, é caminho da maioria dos turistas que se reportam a praia e que acabam tendo uma visão “linda” de Búzios e da Aldeia de Geribá. Não fosse o fato de existirem dezenas de gatos e cães de rua ou não que mexem no lixo à procura de comida, fora os catadores de latinha, até mesmo dentro da própria aldeia, vizinhos mal educados, sem a menor noção de higiene e limpeza. Hoje, desde as 9:30h am aguardei a Cia de limpeza urbana que até agora, que são 23:18, não apareceu. Mantenho meu lixo dentro de meu quintal, pois ninguem tem nada a ver com isso, mas ter de assistir uma montanha de lixo na porta da minha casa crescendo em proporções geométricas e pagando um IPTU considerado um dos mais caros do Brasil, realmente, não dá. Paciência tem limite, e não quero esperar que dê um foco de ratos, pois nem só de H1N1 morre o ser humano, existem outras doenças urbanas, principalmente pela causa do lixo e da falta de higiene urbana e não quero ficar assistindo isso da porta da minha casa e ser vítima disso. Aguardo ansiosamente por uma resposta contundente e eficaz, pois da maneira que está não é possível. Não gostaria de ter de me reportar ao Ministério Público.
Grata desde Já,
Atenciosamente,
Marcia Bispo

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo