img-feed img-feed-email

BALEIA JUBARTE QUE MORREU EM BUZIOS SÓ QUERIA SARDINHAS

Ela foi vista no canto esquerdo de Geribá pela manhã, em torno das traineiras que pescavam sardinhas. É sabido que a " bichona " gosta deste petisco. Aqui em Búzios está dando sardinha " a dar com o pau " e é natural que apareçam, espécies como ela em época migratória de passagem, tirar um "gostinho né?
Depois de algum tempo degustando aqui do lado esquerdo, ela foi se encaminhando para o lado direito que tambem haviam mais sardinhas, porém sem rede, dentre outros peixes. Era um verdadeiro banquete para este mamífero enorme e lindo.
Foi aí que tudo aconteceu.... Ela passou por dentre três surfistas, que a viram virando-se de tal forma, como se estivesse interessada em algo súbito. Um peixe suculento ou seja lá o que for. Foi nesse momento que ela com seu enorme tamanho, aproximou-se demasiado da beira e ali ficou.
Muito falou-se de que ela veio para morrer, isso e aquilo... MENTIRA!!! Ela só queria comer sardinha e outros petiscos que houvessem ali. Ela não contava com banco de areia, maré e corrente.
Pois que daí consagrou-se uma luta para desencalha-la. A jubarte encalhou em torno do meio dia da segunda feira 25 de outubro de 2010.

Na segunda feira somente curiosos e voluntarios ficaram o dia inteiro por lá até, enfim chegar uma biologa que começou a coordenar as pessoas de forma que não matassem a jubarte e nem se machucassem por causa dela. Sim, não matassem, pois não adianta só boa vontade, tem de saber o que se fazer com o animal.
Enfim na terça feira, chegam os bombeiros, os tecnicos ( e fora o circo armado com mídia ). Porém, ela ja estava cansada, seu próprio peso comprime seus orgãos aos poucos.

O rebocador da Petrobas chegou em torno da uma hora da tarde, mas a maré baixa não permitia que se aproximasse.
Disseram que ela estava doente, fizeram exames, e nada... Sabe porque? Ela só queria sardinhas e teve a infelicidade de pegar a corrente errada na praia no meio da sua felicidade e teve sua vida levada assim.
Eu estive lá e a vi. Nunca antes em minha vida tinha visto tal coisa, somente pelos noticiarios. Foi de uma comoção enorme para mim. Apesar de todos os esforços de todos, eu via a dor naquela criatura. tanto que fotografei e não voltei mais. Para quê? Já havia gente demais ali. Fiquei daqui de longe observando e torcendo para que tudo desse certo. Minha angustia maior foi observar o reboque de uma da tarde até as 18:30 parado, esperando.. Essa espera meus amigos, estava matando a mim, e a ela matou ao final...

Link do Fliker de fotos dos voluntarios tentando salva-la abaixo
http://www.flickr.com/photos/yahoo_noticias/sets/72157625117367139/show/


Share/Save/Bookmark

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo