img-feed img-feed-email

POBRE PRAIA DOS OSSOS

Uma língua verde se formou nas areias da Praia dos Ossos, Segundo especialistas, as algas misturadas ao esgoto podem ser tóxicas e oferecer riscos à saúde de banhistas e moradores. A prefeitura admitiu que ainda não fez uma análise das substâncias presentes no vazamento para saber se são tóxicas.
De passagem por Búzios, o leitor Paulo Roberto Nogueira fotografou a língua verde e mandou para o Eu-repórter, a seção de jornalismo participativo do GLOBO. Ele ressaltou que o vazamento exala um forte cheiro de esgoto.

"Isso é uma vergonha para uma cidade de turismo internacional", criticou.( ahahah eu rindo, ele não sabe da missa a metade coitado... )
A origem do vazamento é um pequeno pântano que fica nas proximidades da praia. Com as recentes chuvas, a comporta que separa o brejo das areais quebrou e o líquido passou a correr por ali. Segundo a Prefeitura de Búzios, a concentração de esgoto no local favoreceu a proliferação de algas, conhecidas como fitoplâncton. Isso explicaria a cor da água.
Mas não apenas as algas podem ter se reproduzido naquele pântano. Segundo o biólogo Mário Moscatelli, o excesso de nutrientes também favorece a proliferação de bactérias e de outros microorganismos que podem ser tóxicos para o ser humano.


"É importante que haja um mapeamento de quais tipos de vida estão presentes ali, pois podem ser algas que não apresentam danos ao ser humano, ou bactérias altamente tóxicas", acrescenta.
Adriana Saad, secretária municipal do Meio Ambiente de Búzios, afirma que um levantamento do ecossistema da área ainda não foi feito, mas está no plano do projeto de revitalização da lagoa, marcado para começar em fevereiro. A comporta defeituosa, porém, será consertada ainda nesta semana para cessar o vazamento, prometeu Saad.

Adorei o " pequeno pantano ". Leia-se Lagoa dos Ossos né gente...

Fonte: Globo.com

Share/Save/Bookmark

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo