img-feed img-feed-email

MTUR REALIZOU WORKSHOP EM BUZIOS PARA AVALIAR VOCAÇAO TURISTICA DO MUNICIPIO - E....

 Poças Foto: Marcia Bispo

Foi  realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Sebrae-RJ um workshop nos últimos dias 11/12 e 13 de maio na secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios. Voltado para o grupo gestor do ramo hoteleiro, o objetivo foi discutir o índice de competitividade do município como importante destino turístico no país, considerando os métodos de promoção da cidade, sob a ótica da sustentabilidade.


De acordo com o secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, como o balneário é um dos 65 destinos indutores de turismo, no Brasil, a discussão poderá criar um diagnóstico melhor da cidade: "Os hoteleiros do município poderão entender melhor algumas questões, que poderão ampliar o turismo na região, de forma mais sustentável, respeitando o meio ambiente. 



Realmente, esses estudos são importantíssimos para o desenvolvimento inteligente e sustentável de uma cidade, mas cadê a infra estrutura para receber congressos, eventos culturais? Cadê o saneamento básico até hoje incompleto em toda a cidade que fede literalmente, e muito, em determinados pontos do centro? 
Todos os eventos de turismo aqui em Búzios são voltados para a hotelaria. E o turismo ecológico? Temos trilhas maravilhosas que nos levam a lugares paradisíacos, mas que não tem sequer uma sinalização ou mapeamento. Não temos uma agenda cultural com atividades ao longo do ano fixas que tambem podem levantar outros setores da economia buziana. Precisamos de um Centro de Convenções, precisamos de um Teatro. E nossa educação? E cursos profissionalizantes que possam certificar nossas crianças de um futuro com um profissinal de área?
Não achando um evento desses menos importante, mas está mais que na hora de pensarmos REALMENTE em Bem Estar Social, criar infra estrutura para nossos moradores, aumentar a auto estima da população, daí teremos condições de REALMENTE receber bem.

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo