img-feed img-feed-email

Vl CAMINHADA NA NATUREZA - MANGUE DE PEDRAS - BUZIOS/RASA



Houve uma solenidade no dia 26 de outubro do ano corrente com a participação de autoridades do município, ONGS, estudantes, associações e empresas privadas. Logo na abertura a secretária do Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad, fez a apresentação do projeto e explicou a importância que o Mangue de Pedra tem para a cidade:
- O nosso Mangue de Pedra precisa ser protegido. Ele é o único da América do Sul e precisamos garantir que ele não sofra nenhuma intervenção do homem por isso estamos criando a Unidade de Conservação Integral do Mangue de Pedra – disse Adriana.
De acordo com a secretária o projeto se divide em duas etapas: a primeira é a elaboração do decreto que cria o Mangue de Pedra (em andamento) e a segunda é a audiência pública que vai concretizar o decreto; a audiência deve acontecer em fevereiro do ano que vem. O objetivo final é criar um centro de visitação no Mangue de Pedra.
Os maiores responsáveis pela proteção do Mangue são os 64 alunos da Escola Municipal Ciléia Barreto que serão monitores ambientais e vão trabalhar no mangue a partir de 2012. Os futuros monitores farão diversas oficinas de qualificação e receberão certificado técnico de gestores ambientais. Para auxiliar no trabalho, a escola Ciléia Barreto recebeu GPS, máquina fotográfica, binóculos, dois lap tops e protetores de sol. Os monitores ganharam um kit contendo uma mochila, um cantil, um chapéu, uma prancheta, uma camisa e livros.
O projeto acontece com o patrocínio da empresa Statoil e apoio da AMA Geribá, da secretaria de Educação e Ciência e da escola Ciléia Barreto.
Vencedor do concurso da logomarca recebe prêmio
Durante a cerimônia o estudante Nahuel Alonso, de 13 anos, da turma 800 da Escola Ciléia Barreto recebeu das mãos do prefeito Mirinho Braga o prêmio do concurso da logomarca do Mangue de Pedra. Nahuel ganhou um computador ao participar do concurso que escolheu, em agosto, o desenho que serviu de base para a logomarca do Mangue de Pedra. Foram selecionados 36 desenhos dos quais foram escolhidos três e por fim eleito o vencedor.
Para reforçar o projeto haverá no dia 30 uma caminhada de conscientização e conhecimento do local. Participe!!!

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo