img-feed img-feed-email

BUZIOS E O SMART GRID


Búzios será uma das cidades mais sustentáveis do mundo no quesito energia elétrica


Hoje saíram várias notícias sobre Búzios ser a cidade número 1 em consumo eficiente de energia. Mas entenda como tudo começou.

Segundo o site do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência de Energia em matéria de 24/11/2011 a cidade cresceu muito, acabando assim, surtindo um efeito negativo no consumo de energia ( leia-se a lista de espera do Procon de Búzios com zilhões de processos contra a ampla por quem sofreu enormemente com seus apagões e perda de equipamentos eletro/eletrônicos ).

Sendo assim a Ampla ( concessionária de luz da cidade de Búzios-RJ) adotou o projeto Cidade Inteligente a partir da Endesa ( Grupo controlador da Coelce, a Endesa S.A. é uma das dez maiores empresas de energia do mundo e a primeira nos mercados da Espanha e da América do Sul) .

A Endesa escolheu o município de Armação de Búzios (RJ) para implantar o projeto, semelhante ao desenvolvido na cidade espanhola de Málaga. Os investimentos do projeto chegam a R$ 30 milhões nos próximos dois anos. Serão implantadas medidas como iluminação pública abastecida por paineis solares e mini aerogeradores, medidores inteligentes e postos para veículos elétricos. A Ampla, distribuidora da Endesa, está, no momento, mapeando a rede para modernização e, posteriormente, automatização.

O Projeto Cidade Inteligente Búzios está entre os 10 mais inovadores na área de infraestrutura urbana

O projeto Cidade Inteligente Búzios foi incluído na categoria infraestrutura de energia urbana e, de acordo com a publicação, responde a um dos maiores desafios do século 21, que é o desenvolvimento da infraestrutura urbana sustentável.

Segundo a diretora da KPMG no Brasil, Iêda Novais, os projetos selecionados podem criar uma nova fronteira na gestão de cidades. Para a diretora da KPMG, acordos, como o que foi firmado durante a Rio+20 envolvendo 20 cidades, é que vão determinar a adoção de práticas sustentáveis no mundo. "Esse tipo de acordo é que vai fazer com que a questão da sustentabilidade nas grandes cidades venha a tomar forma, a partir de agora, para atender às exigências futuras das populações."

André Moragas ( diretor de relações institucionais da Endesa e da Ampla ) crê que uma das principais novidades do projeto é permitir a cobrança de tarifas diferenciadas, por horário de consumo, da mesma forma como já ocorre com as tarifas telefônicas. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Ampla e da Endesa, André Moragas, a novidade do projeto é a cobrança de tarifa por hora diferente, que será viabilizado com o medidor eletrônico que a empresa pretende implantar. Para o consumidor, essa mudança ajudará no controle do consumo.

“A gente prevê uma experiência também com carros elétricos, com polícia e guarda municipal e um modelo de prédio totalmente inteligente, que pode inclusive ter recursos para ver o consumo de cada aparelho individualmente na casa do morador. A ideia é levar tudo para um grande laboratório real e testar o que é válido para a realidade local”, disse.

Em vias públicas, a Ampla adotará também a modernização da iluminação. Serão instaladas no âmbito do Cidade Inteligente, 150 lâmpadas com tecnologia LED; 15 luminárias terão microgeração eólica e haverá mais 30 pontos de luz telecomandados. De acordo com a Endesa, controladora da Ampla, Búzios foi escolhida porque é uma cidade turística, internacionalmente conhecida e já conta com existência de pontos já automatizados em média tensão na cidade. A extensão geográfica da cidade também conta, já que esse é um fator que ajuda no deslocamento de veículos elétricos.

Como você pode perceber, o título de 1º destino de Praia e Sol do mundo para Búzios recebido na Espanha tem uma direta ligação com este evento.
Isso é bom para búzios? Sim, enormemente. Mas não esqueçam do lixo.


foto: Zé Marcio do Boom

Fonte: Eletra
          PROCEL INFO

/
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Anjo Vadio em Búzios | Modificado por Marcia Bispo